Point Merge System

Reestruturação da TMA de Lisboa

A NAV Portugal avançou em maio de 2024 com a maior reestruturação de sempre ao espaço aéreo da Área Terminal de Lisboa (TMA). 
 
Uma mudança profunda, mas necessária para melhor acomodar o nível de tráfego atual e o crescimento esperado a médio-prazo. A entrada em funcionamento do Point Merge System (PMS) foi apenas o aspeto mais visível desta profunda reestruturação, que também passou pelo desenho de rotas de entrada e saída totalmente novas, segregadas das áreas militares e que permitem um controlo de tráfego aéreo mais uniformizado, eficaz e seguro.
Mas o que é o Point Merge System? De forma simplificada, para quem não está tão familiarizado com o controlo de tráfego aéreo, o PMS é uma nova técnica de sequenciação de aeronaves que chegam à Área Terminal de Lisboa – o espaço aéreo inferior da região de Lisboa, onde se prepara a sequência de entrada ou saída das aeronaves de/para o sistema aeroportuário de Lisboa.
Mas qual a diferença do PMS face ao modelo anterior? E como são agora as rotas de chegada e entrada na região de Lisboa? E o que mais mudou? 
Conheça nesta página tudo o que está em causa.

Navegação aérea num espaço aéreo plenamente integrado


Estrutura organizativa inovadora

Responder de forma oportuna e arrojada

Um parceiro estratégico

Orientada para o Cliente e para as demais partes interessadas

Infraestrutura técnica e operacional

Responsabilidade ambiental e social

Quot tolerabiles effugiendorum Liquidae sentiunt indoctis partus ipsarum accedis aliquem equidem indoctis permanentes aut gravioribus ignavia cognomen Polyaeno magis. Praesentium effugiendorum pugnare labores Ignota vigiliae nacti paranda captiosa praesentibus sane nutu erant successionem hanc sumus praeclare sapientiam quantumcumque.